Sistema de Incentivos

A Vianatece – Artesanato Tecelagem, Lda., teve em curso, através da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E um Projecto de Investimento ao abrigo do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME.

Assim, a estratégia da Vianatece para os próximos anos passa pelo reforço da sua internacionalização através, por um lado, do reforço da sua presença em mercados europeus onde os produtos da empresa atinjam bons patamares competitivos, por via da conquista de novos clientes e do estabelecimento de novas parcerias e, por outro, do alargamento e fortalecimento do seu mercado geográfico e conquista de novos clientes.

Este projecto contemplou investimentos nas áreas de Internacionalização e TIC e teve por objectivo a aposta no conhecimento de novos mercados, e no desenvolvimento e promoção internacional, em que a aposta passou claramente pela prospecção, e presença em mercados internacionais, tais como nas França, Polónia e Alemanha. Para tal, os investimentos relacionados com a promoção internacional foram, designadamente alugueres de equipamentos e espaço de exposição, contratação de serviços especializados, deslocações e alojamento, entre outros.

Para além destes investimentos, a Vianatece também investiu na aquisição de equipamento informático, para dar uma resposta eficiente e fiável, e apostar na melhoria dos modelos de negócios com base numa presença mais efectiva na economia digital que permita a interligação entre os clientes e a Vianatece. Deste modo, a Vianatece muniu-se de equipamentos mais avançados ao nível de hardware e software de forma a este permitir realizar uma interacção global com os novos clientes que surgiram através das diversas feiras internacionais onde a Vianatece participou. Todos os equipamentos têm uma forte componente tecnológica e visam alcançar a nova era digital, para fazer face às novas exigências do mercado.

Neste sentido, este projecto permitiu aumentar a sua competitividade e a sua presença em países ao nível internacional.

O Projecto teve o seu término em Novembro de 2011.

A Vianatece – Artesanato Tecelagem, Lda., tem em curso, através do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação um Projecto de Investimento ao abrigo do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME.

Este projecto visa o reforço da sua competitividade através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa no mercado global, utilizando os factores dinâmicos da competitividade. Designadamente nos domínios da organização e gestão e tecnologias de informação e comunicação, na diversificação e eficiência energética, na economia digital, na internacionalização e na responsabilidade social e segurança e saúde no trabalho.

Internacionalização:

A tipologia Internacionalização enquadra-se no investimento que a Vianatece vai realizar, uma vez que esta tem por objectivo a aposta no desenvolvimento e promoção internacional.

Assim, a estratégia da Vianatece para os próximos anos passa pelo reforço da sua internacionalização através do reforço da sua presença em mercados internacionais onde os produtos da empresa atinjam bons patamares competitivos, por via da conquista de novos clientes e do estabelecimento de novas parcerias em países emergentes como Espanha (participação na Feira Intergift) e Bélgica (participação na Feira Intirio).

Outras tipologias:

Os investimentos encontram-se enquadrados em áreas, que se traduzem em importantes factores de competitividade para a Vianatece. Por um lado, a implementação de uma plataforma digital, com todos os investimentos associados, traduzindo-se em investimento na área da Economia Digital, organização e gestão e das TIC. A implementação de um sistema informático global feito especificamente e à medida da Vianatece permitirá tornar mais célere e eficaz o relacionamento da empresa com o exterior, nomeadamente com os clientes e fornecedores e entre a sede e as restantes lojas comerciais, e permitirá uma melhor organização interna tornando-a mais eficiente e portanto mais competitiva. A actualização da página da internet irá permitir criar uma ferramenta de mais fácil ligação ao exterior, onde serão criados vários serviços on-line.

Por outro, a empresa irá fomentar a Higiene e Segurança no trabalho, através da aquisição de extintores, plantas de emergência, entre outros, e realizar investimento que permita uma eficiência energética, através de alterações da iluminância da fábrica.

O Projecto tem a duração de 3 anos, com o seu término previsto para Novembro de 2012.